2013 © Copyright Distrito Escoteiro Litoral - U.E.B./SC. Tecnologia do Blogger.

Histórico de Postagens

sábado, 25 de junho de 2011

BOAS IDÉIAS

A UEB tem uma publicação que se chama "Boas Idéias" onde os Chefes podem encontrar excelentes atividades para serem aplicadas nas reuniões de sábado e também em eventos maiores como Acampamentos de Grupo e até atividades entre Grupos e Distritais.
Outras Boas Idéias certamente haverão de existir em cada Grupo Escoteiro. Idéias estas inéditas e não publicadas, o qual particularmente achamos um desperdício. Como estas Boas Idéias acabam não chegando a redação deste Blog, não conseguimos divulgá-las aos demais para que possam ser utilizadas por todos os Chefes que visitam este espaço.
Mas aquelas que conseguimos resgatar, estaremos publicando aqui, como esta que é uma Campanha Financeira que achamos no Distrito Litoral Norte
Achei interessante, pois é uma certa novidade em matéria de Campanha. Temos visto muito Churrasco, Galeto, Carreteiro, Polenta com Galinha, Risoto, Feijoada entre outros, mas está realmente pouco temos visto.
Temos visto que muitas Boas Idéias tem sido copiadas e melhoradas em muitos casos.
Saia na frente e promova a sua Campanha Financeira inédita no Distrito Litoral, faça o seu Boi Ralado no Espeto.

GE.Pe. BARON & GEMAR NAVEGANTES















O Acampamento  Aventura e Companheirismo aconteceu nos dias 11 e 12 de junho, na Cidade de Itajaí, na sede do Pe. Baron. As atividades tiveram início no sábado (11) as 8 horas e tiveram o encerramento no domingo (12) as 18 horas. O Evento foi um sucesso, pois atingiu os objetivos que era primeiramente a amizade e integração de dois Grupos que a muito já fazem atividades em conjunto. Foi neste clima de amizade que os jovens colocaram em pratica o ensinamento e conhecimentos de primeiros socorros. Também atividades de Rappel foram realizadas com a ajuda do nosso querido amigo Chefe Bombeiro Militar, Alexandre.
Chefe Rose (Pe,Baron-03) responsável pelo acampamento agradeceu a presença de todos os jovens e  em especial aqueles que fizeram o acampamento acontecer. A Chefe Nay e seus jovens do Ramo Senior, pela parceria e amizade que temos.
Este é mais um exemplo de Promessa Escoteira
Parabéns a Tropa Sênior dos Grupos Pe. Baron e Navegantes.
Clique aqui para acessar as fotos do Acampamento

NASCE G.E. 9 DE MARÇO

Aconteceu no último dia 11 de junho em meio a muita alegria, a Promessa e Fundação do Grupo Escoteiro Nove de Março. Estiveram presentes o sr. Sido Gessner - diretor regional da UEB-SC, sr Nadir Mussio, o gerente do escritório regional Roberto Murilo Coutinho e do Pe Edgard, além de pais e representantes dos GEs D.PedroI e Max Colin.
Parabéns a Diretoria e Chefia pelo comprometimento para com o Movimento Escoteiro Catarinense e para com os Jovens deste novo Grupo
Adm- Distrito Litoral
sexta-feira, 24 de junho de 2011

NOVIDADES NO "SIGUE"


Agora o Programa "SIGUE" Sistema Integrado de Gerenciamento de Unidades Escoteiras, tem uma nova funcionalidade.

Podem ser adicionadas fotos nas atividades cadastradas em seu Grupo Escoteiro. Até 16 fotos podem ser postadas que poderão ser vistas também pelo SIGUE JOVEM.
As fotos poderão também ser postadas naquelas atividades já cadastradas anteriormente, bastando para isso ir no programa em  "ATIVIDADE" e localizar a desejada e no final da pagina você encontrará indicação "adicionar fotos ao evento" e é só seguir as informações. É fácil e prático, pois aceita os formatos JPG, JPEG, GIF e PNG.
Não perca tempo adicione já suas fotos.
quinta-feira, 23 de junho de 2011

PONTA DE FLECHA 2011

Lançada a Circular 02 do Acampamento Ponta de Flecha, bem como a Programação Oficial e também as Fichas de Inscrições para os Monitores e Aspirantes, Escotistas, Staffs e a Ficha Médica a qual deverá ser preenchida por todos os participantes juvenis e também adultos.
Para aqueles que ainda não sabem como chegar a Cascata do Encanto que fica no Bairro Macacos na cidade de Camboriú, clique aqui para ver o mapa de acesso a Cascata.
ATENÇÃO CHEFIA DE GRUPO - ATENTEM PARA TODAS AS INFORMAÇÕES DA CIRCULAR 02. Principalmente aquelas destacadas em vermelho.
clique sobre os nomes dos formulários para acessá-los
quarta-feira, 22 de junho de 2011

ESCOTEIROS DO AR unidos no MUTECO

O XX Mutirão Nacional Escoteiro de Ação Ecológica - MutECO, com o Tema "Parques, praças e áreas verdes: abrace esse espaço", fez com que os três Grupos Escoteiros da Modalidade do Ar localizados em Florianópolis, a saber: GE do Ar Hercílio Luz, GE do Ar Jaime Janeiro Rodrigues e GE do Ar Major Brigadeiro do Ar Alberto Bins Neto, no último dia 04 de junho levassem a afeito a proposta conjuntamente.
Foi uma parceria com o Comando da Base Aérea de Florianópolis, a qual cedeu parte de sua área de reserva nativa para que os Grupos Escoteiros da Modalidade do Ar realizassem o plantio de aproximadamente 1.000 mudas de árvores nativas, na região da barreira, mudas estas cedidas pela Prefeitura Municipal de Florianópolis
Chefe Luiz Salgado Klaes, Coordenador Regional da Modalidade do Ar para Santa Catarina diz que “em tempos idos a área havia servido como fornecedora de material para o aterro da Baia Sul em Florianópolis, porém o dano ao meio ambiente ficou, e como o Comando da Base Aérea necessitava recuperar o local ofereceu aos Grupos Escoteiros da Modalidade do Ar para que fizessem o reflorestamento objetivando a sua recuperação”.
Participaram deste MutECO lobinhos, escoteiros, seniores, guias, pioneiros, escotistas e dirigentes dos três Grupos Escoteiros num total de aproximadamente 60 membros.
Para o Chefe Klaes, a experiência foi muito boa e para 2012, os referidos Grupos Escoteiros do Ar pretendem novamente realizar em conjunto esta atividade.
Quero particularmente parabenizar esta ação. Isto sim é prova de integração, é isso que é o Escotismo. A ação integrada de Grupos Escoteiros em prol de um único objetivo, desta feita o Muteco. São com esses Eventos que suprimos o PROPOSITO do Movimento Escoteiro. Mostrar que os Grupos não são competidores entre si, mas sim se unificam para que os Jovens sejam cumpridores de suas Promessas, sendo assim uteis a sociedade.
Chefe Jorge
Administrador do Blog
terça-feira, 21 de junho de 2011

FESTA NO ARRAIÁ - EM NAVEGANTES

Eitaaaa pessoar, vai ter festança no Navegantes. 
É o tradicionar Arraiá da Igreja Luterana e do Grupo Escoteiro do Mar Navegantes. 
Vai ser nos dias 2 e 3 de julho lá no Gravatá.
Não perca a oportunidade de participar, atrativos certamente não irá fartar.
Vai ter o filé tradicionar, frango assado e salada pra misturar.
Vai ter pipoca, pinhão, quentão, cocada e quadrilha pra modo de nóis dançá.
Não deixe de participar, traga sua alegria pra modo de se divertir, sem esquecer do dinheirinho pra modo de nos ajudar.
clique aqui para ver o folder

ESCLARECIMENTO DE ACIDENTE

No último sábado, 18, o Clã Pioneiro Bob Marley e a Tropa Sênior do Grupo Escoteiro Leão do Mar, ambos pertencentes ao Distrito Escoteiro Litoral, realizaram uma subida ao Pico da Pedra, onde estava programada uma atividade de escalada. 
Em virtude do divulgado pela mídia local, a União dos Escoteiros do Brasil / Região de Santa Catarina esclarece os fatos reais.
Ainda na manhã de sábado, quase no topo do Pico da Pedra, uma das pioneiras participantes sofreu um acidente. Uma pedra rolou e a atingindo-a, mas sem fraturas aparentes ou perda e consciência.
O diretor do grupo escoteiro, Leandro Kruel, foi comunicado em seguida, bem como o Corpo de Bombeiros. Todos eles seguiram para o local da atividade. Neste intervalo de tempo, o chefe Alessandro Medeiros, do G.E. Tubarão, que é bombeiro e em visita ao Leão do Mar, orientou por telefone os procedimentos a serem adotados.
A pioneira foi imobilizada e transportada até a base do Pico da Pedra, como lembra o chefe Leandro. “Começamos a subir para o resgate, e em contato com o pessoal da trilha, nos comunicaram que já estavam descendo com a pioneira ferida, pois o quadro apresentava tranquilidade e, segundo o socorrista, não havia nenhuma fratura que impedisse a movimentação”.
Após a realização dos exames necessários, a equipe médica do Hospital Santa Inês liberou a jovem, sem nenhum registro de consequências para seu estado de saúde. 
A mestre pioneira Ana Lúcia de Moura, que estava com o grupo, lembrou em entrevista à RBS que todos os procedimentos de primeiros socorros foram prestados, uma vez que os Chefes Escoteiros são treinados para estas situações”.
A União dos Escoteiros do Brasil / Região de Santa Catarina agradece o serviço prestado pelo Corpo de Bombeiros de Balneário Camboriú, nas pessoas do Sargento Ferreira e do Cabo Mozart e aos Chefes Escoteiros que participaram da atividade e do socorro.
Também esclarece que toda atividade escoteira deve cumprir a Orientação Geral sobre Segurança nas Atividades Escoteiras, a exemplo do que ocorreu neste episódio, estabelecidas em seus regulamentos e normas internas e lembra que este episódio é caso isolado.

EReC/SC

PARCERIA COM SBT-TV

UEB-SC inicia conversação para uma parceria com o Sistema Brasileiro de Televisão - SBT.
Quando da estada recentemente em Lages/SC, o Presidente da União dos Escoteiros do Brasil- Regional de Santa Catarina, Sido Gessner Jr, entregou pessoalmente ao Dr. Roberto Amaral, Diretor Presidente do Sistema Catarinense de Comunicação,  um documento com a proposta de parceria para a realização do 13º. Mutirão Escoteiro de Ação Comunitária, conhecido pelo nome de MutCOM.
E assim, na sexta-feira 13 de maio, aconteceu uma importante reunião na sede do SBT-Santa Catarina em Florianópolis (foto) que contou com a presença do Dr. Roberto Amaral (C), do Diretor Comercial do SBT  Álvaro Iahnig(D), do Presidente da UEB/SC Sido Gessner Jr (E), da Coordenadora para Santa Catarina do 13º. MutCOM  Sônia Mara Liotto(C) e do Gerente do Escritório Regional Roberto Murilo Coutinho, para tratar dos detalhes desta parceria.
O Dr. Roberto Amaral afirmou que a parceria está selada e que irá necessitar de um detalhamento de ações junto à equipe de marketing da empresa, oportunizando conhecer melhor a atividade para que possam ser traçados os objetivos desta ação.
Para Sido Gessner Jr, Dir. Presidente da UEB/SC, esta será uma oportunidade de mostrar a comunidade um pouco do que fazem os escoteiros e com certeza, o sucesso da mesma poderá levar a outras parcerias entre o SBT/Santa Catarina e a UEB/SC.
sexta-feira, 17 de junho de 2011

JAMBOREE NACIONAL - 2012


A cidade do Rio de Janeiro/RJ receberá membros do Escotismo Brasileiro para uma aventura! 

O evento acontecerá na Vila Militar de Gericinó entre os dias 15 e 21 de julho de 2012, com o tema MUITAS ORIGENS, UM SÓ PAÍS.
As informações gerais e as regras de participação você encontra no Boletim 1 disponível no site da UEB em www.escoteiros.org.br 
Para as pessoas que desejam atuar como membro da Equipe de Serviço (staff) durante o evento, a UEB elaborou um documento que apresenta de forma detalhada cada uma das funções para facilitar a escolha e a candidatura. (clique aqui). 
As pessoas que se inscreverem neste mês poderão pagar a inscrição em até 10 parcelas mensais. Cada jovem ou adulto poderá inscrever-se individualmente, através do SIGUE JOVEM. Iinscrições coletivas , via UEL (Unidade Escoteira Local), poderão ser feitas através do SIGUE Administrativo.
Clique aqui para ver o INFORMATIVO
quarta-feira, 15 de junho de 2011

FAZER O MELHOR - MADRE TEREZA

"Muitas vezes as pessoas são egocêntricas, ilógicas e insensatas.
Perdoe-as assim mesmo!
Se você é gentil, podem acusá-lo de egoista, interesseiro.
Seja gentil assim mesmo!
Se 
você é um vencedor terá alguns falsos amigos e alguns inimigos verdadeiros.
Vença assim mesmo!
Se 
você é bondoso e franco, poderão enganá-lo.
Seja bondoso e franco assim mesmo!
O que 
você levou anos para construir, alguém pode destruir de uma hora para outra.
Construa assim mesmo!
Se 
você tem paz e é feliz, poderão sentir inveja.
Seja feliz assim mesmo!
O bem que 
você faz hoje, poderão esquecê-lo amanhã.
Faça o bem assim mesmo!
Dê ao mundo o melhor de 
você, mas isso pode nunca ser o bastante.
Dê o melhor de 
você assim mesmo!
Verás que, no final das contas, é entre 
você e DEUS.
Nunca foi entre 
você e os outros!"

Bem-aventurada Madre Tereza de Calcutá, rogai por nós!
sábado, 11 de junho de 2011

DIA DO ESCOTEIRO DO MAR

PARABÉNS e SEMPRE ALERTA a todos os Grupos Escoteiros do Mar, pois hoje, 11 de junho é comemorado o dia do Escoteiro do Mar.
Fundado em 1921, a modalidade do Mar se faz presente em todo o Brasil. Em vários lugares a Marinha Brasileira apoia e abriga vários destes Grupos, fazendo assim o seu fortalecimento.

Hoje é o dia exato em que devemos proporcionar aos nossos jovens conhecer um pouco da nossa
história vitoriosa junto ao Brasil, forjando bons cidadãos dentro do espírito marinheiro, da vivência
naval. Fazer conhecer nossos símbolos, nossas lutas e nosso propósito. Um belíssimo momento para
festejarmos com galhardia.
Clique aqui para ver a integra do oficio enviado pelo Coordenador Nacional da Modalidade do Mar, Chefe Carlos Borba
sexta-feira, 10 de junho de 2011

CURSO PRELIMINAR EXTRA

Com o objetivo de atender duas situações específicas, por excepcionalidade a Diretoria Regional da UEB-SC, aprovou abrir inscrições para os Cursos Preliminares extras nas cidades de Criciúma (09 e 10.07.2011) e São Francisco do Sul (16 e 17.07.2011)
Acesse aqui os documentos
Caso algum dos pré-requisitos para a inscrição não for atendido até o dia 20 de junho de 2011, ou o boleto não for pago no vencimento, a inscrição não será efetuada, e não será concedido nenhum prazo extra. Assim como, se não atingir o quorum mínino de inscritos o curso poderá ser cancelado.
Lembramos que essa decisão trata-se de uma excepcionalidade, onde acreditamos que as nossas ações reverterão na melhor formação escoteira de nossos adultos.
Sempre Alerta para Servir!
Leandro Carlos Von Ende Kruel
Diretor Regional de Gestão de Adultos UEB-SC

ANIVERSÁRIO DO GEMAR NOVA ERICEIRA

O Grupo Escoteiro do Mar Nova Ericeira completou no dia 23 de maio o seu segundo ano de Boas Atividades.
Nos dias 21 e 22, foi realizado na Sede um Acantonamento em comemoração a esta importante data.
Varias atividades foram realizadas entre elas o famoso parabéns a todos, onde um delicioso bolo foi feito com muito carinho o qual foi dividido entre todos, simbolizando a grande união e integração do Grupo. Além do bolo, outras guloseimas foram ofertada aos presentes.
A Diretoria do Grupo parabeniza a todos que hoje fazem parte desta irmandade e também a todos aqueles que ajudaram e ajudam o Grupo a fazer o seu melhor possível.
Veja algumas fotos clicando aqui
terça-feira, 7 de junho de 2011

TROPA 2 - G.E.Leão do Mar

A Tropa 2 do Ramo Escoteiro do Grupo Leão do Mar, agora também também tem o seu Blog. Uma ferramenta para divulgação de suas atividades, que por sinal está muito bem elaborado.
Traz algumas páginas como; Noticias, com informações diretas aos patrulheiros. Nossa Tropa, que traz a nominata da Tropa por Patrulha.Outro ponto interessante é a pagina da Patrulha Destaque, que além de trazer as Patrulhas que se destacaram, traz também os itens que eles devem cumprir.
Esta é uma idéia que deve ser seguida por todas as Tropas e todos os Grupos, pois serve não só para a divulgação da Tropa e Patrulhas, mas também poderá servir de intercâmbio de ações entre os Grupos.
Os Chefes interessados poderão estar olhando e sabendo o que cada Grupo está realizando em suas Tropas e assim poderão nos encontros mensais, abordar o assunto e trocar experiências bem sucedidas em cada Grupo Escoteiro.
Esta certamente é uma das melhores ferramentas para troca de informações e aprimoramento.
Siga o exemplo e inicie a construção do seu. ..... Não sabe como fazer????? aproveite, pois esta será a primeira grande oportunidade para você este intercâmbio de informações.
TROPA 2 ESCOTEIRA - GRUPO LEÃO DO MAR - http://gelmar48sc-tropa2.blogspot.com/

RELATÓRIO UEB NACIONAL-2010

Recebi em minha residência, e acredito que muitos também receberam, um material de excelente qualidade elaborado pela UEB Nacional, que é o Relatório Anual de 2010.
Além de todas as informações normais sobre atividades, traz um grande cartaz sobre o que aconteceu nestes 100 anos de Escotismo no Mundo.
Administrativo de formação, sou um fã de estatísticas e no final do relatório, traz informações importantes a serem analisadas no contesto brasileiro.
De acordo com os relatórios apresentados, destacamos alguns dados os quais julgo interessante ao nosso estado, os quais devemos nos orgulhar como Distrito e como UEL, pois fizemos parte destes números.
A partir da pagina 50
No ano de 2000 éramos 959 Grupos no Brasil e em 2010 somos 1.118.
Praticamente 16% de acréscimo em 10 anos e vale ressaltar como somos voluntário e com pouquíssimos recursos

No ano de 2000 éramos 60.488 membros no Brasil e em 2010 somos 64.514.
Praticamente 7% de acréscimo.

Fazendo a parte de inclusão social, o numero é expressivo, pois em 2000 não havia sócios isentos e hoje contamos com 8.192 sócios isentos
Praticamente 13% do efetivo Nacional.

Em todo o Brasil, são 27 estados mais o Distrito Federal. Santa Catarina aparece na 7ª posição totalizando 79 Grupos ativos.
 Estamos atrás dos Estados de São Paulo-258, Rio Grande do Sul-153, Minas Gerais-95, Rio Grande do Norte-90, Paraná-85, Rio de Janeiro-82.

Em numero de efetivos, Santa Catarina figura no 5º lugar com 5369 integrantes
Estamos atrás dos Estados de São Paulo16.804-, Rio Grande do Sul-7.548, Paraná-6.161-,Minas Gerais-5.914,

Em numero de efetivo Adulto, Santa Catarina figura também no 5º lugar com 1.517 Chefes, dos 16.720 que existem no Brasil. E deste total, 9.981 são homens  e 6.739 são mulheres.
Estamos atrás dos Estados de São Paulo- 4.353, Rio Grande do Sul-2.039, Minas Gerais-1.600, Paraná-1.534,

Nos Ramos temos os seguintes números
Lobos                   17.166    destes 11.401    são meninos e   5.765 são meninas
Escoteiros            20.630    destes 13.717    são meninos e   6.913 são meninas
Seniores                 7.505    destes 4.485      são meninos e   2.660 são meninas
Pioneiros                2.493     destes 1.599      são homens e       894 são mulheres

VEM AI O MUTICOM


Alimentação e Nutrição são os temas do próximo Mutirão Nacional Escoteiro de Ação Comunitária. Estes temas são de grande importância, pois além de visibilidade e espaço na mídia, oferecem oportunidade de desenvolvermos nos jovens o espírito de serviço através de atividades de grande relevância e valor social.
A Equipe de Organização já está com a programação adiantada e você pode saber tudo que está acontecendo no site da atividade, em www.mutcomescoteiro.com Acesse já e confira.
Lembramos que quase todas as Regiões Escoteiras já indicaram os Representantes Regionais, embaixadores da atividade e que atuarão próximos aos Grupos Escoteiros. Confira no site quem é o representante da sua Região e faça contato com ele.
Vamos fazer juntos o maior de todos os Mutirões Escoteiros.
Alimente esta Ação!
Sempre Alerta,
Altamiro Vilhena
Coordenador Nacional XIII MutCom

XX MUTECO - 2011

Certamente neste final de semana, vários Grupos realizaram atividades relativas ao meio ambiente e também ao XX Mutirão Nacional Escoteiro de Ação Ecológica.
Como acontece todos os anos, a UEB Nacional disponibiliza um tema e também diversos exemplos de ações que podem ser realizadas pelos Grupos de todo o Brasil. Lembrando que estas ações servirão para a pontuação do Grupo Padrão de 2012. E se essas ações tiverem percussão na mídia, esses também serão pontuados. 
Apresentamos  a seguir, algumas das atividades que chegaram a redação deste Blog.
Para acessar a matéria, clique sobre o nome do Grupo Escoteiro

G.E. TERRA DO VALE

A Prefeitura de Camboriú oficializou nesta semana a concessão em comodato de um terreno ao Grupo de Escoteiros Terra do Vale para a construção de uma sede. Participaram da reunião para assinatura do contrato representantes da diretoria do grupo, além da Prefeita Luzia Coppi e do Secretário de Administração, John Lenon Teodoro.
Saiba mais acessando o Blog do Grupo Escoteiro. www.terradovale.blogspot.com
quinta-feira, 2 de junho de 2011

CENSO REGIONAL

Foi divulgado o Censo Regional Escoteiro onde informa as renovações e inclusões realizadas até 31 de maio de 2011.
O Formulário traz os nomes dos Grupos Escoteiros do Estado por ordem numérica, mostra o contingente até 31/12/10, e o total registrado até 31/05/2011.
Na ultima coluna traz o percentual de desempenho que compara 2011 com 2010.
O Estado de Santa Catarina na virada do ano perdeu  773 membros juvenis, tendo um desempenho médio de 85,63%. 
Dos 86 Grupos existente no Estado, somente 14 Grupos tiveram desempenho positovo em seu efetivo, os demais a evasão foi superior.
Já no Distrito Litoral, a média foi de 77,82%. Dos 11 Grupos, somente 2 tiveram aumento em seu efetivo, que foram os Grupo Escoteiro Brusque e Costa Esmeralda, que vale destacar com louvor.
Devemos estar atentos a estes números, pois isso pode nos alertar se realmente estamos fazendo a coisa certa, não do ponto de vista do Adulto, mas do ponto de vista das crianças e jovens de nosso movimento.
Temos feito avaliações no final de cada acampamento, mas não temos feito perguntas àqueles que saem do Movimento para saber quais os motivos que levaram a sua desistência.
Temos que lembrar de nossa missão enquanto adultos no Movimento Escoteiro que é primeiramente entender e compreender qual é a "DEFINIÇÃO DE ESCOTISMO", qual é o PROPÓSITO  e quais são os PRINCÍPIOS DO ESCOTISMO. Entender o verdadeiro significado da PROMESSA ESCOTEIRA. E tão importante quanto todos os tópicos assinalados em negrito é saber aplicar o MÉTODO ESCOTEIRO que é baseado somente em 5 pontos, os quais trazem uma infinidade de objetivos que se bem aplicados pelos adultos, certamente teremos nossos jovens assumindo o seu próprio desenvolvimento, realizando todas as suas  potencialidades e sendo cidadãos responsáveis, participantes e úteis em suas comunidades.
Cada um de nós já parou para pensar se realmente estamos fazendo o Escotismo que estão nas literaturas que foram amplamente debatidos por profissionais dedicados, ou estamos fazendo um Escotismo tirados de nossas convicções.???? 
Certamente este é um bom tema para se pensar e debater em um Encontro de Chefes.
Por - Chefe Jorge
quarta-feira, 1 de junho de 2011

1º RALLY PIO TUR

Nos dias 28 e 29 de maio foi  realizado o 1º Rally Pio Tur do Distrito Litoral. O Evento aconteceu na cidade de Balneário Camboriú com a coordenação da Mestra Pioneira Ana Lúcia, e com seu fiel escudeiro o Mestre Pioneiro André. O objetivo da atividade foi o fortalecimento do Ramo Pioneiro no Distrito. A atividade contou com o Ramo Pioneiro dos Grupos Escoteiros Brusque, Leão do Mar, Padre Baron, Costa Esmeralda e a participação dos convidados Grupo Escoteiros Ilhas Guará, Timbó e Contestado.
A atividade começou com a recepção dos grupos já na sexta feira a noite. No sábado após um delicioso café da manhã teve a abertura oficial do Rally, onde os jovens tiveram a oportunidade de conhecer o Parque Ambiental  “Parque Unipraias” a praia e as trilhas na localidade da praia de Laranjeiras. Já na praia central de Balneário Camboriú, navegaram nas águas calmas com seus caiaques, pedalaram pela praia a busca dos materiais para a construção de suas esculturas na areia. Tiveram ainda a oportunidade de conhecer um pouco da estrutura e das funções de um hotel onde realizaram diversas tarefas rotineiras que os colaboradores realizam no seu dia a dia.
No Domingo de manhã aconteceu a ação comunitária, na escola C.E.M. Tomaz Francisco Garcia onde os jovens realizaram atividades com a comunidade em parceria com a Univali onde esta implantou oficinas de massagem relaxante, nutrição, pressão arterial, diabete, aprendendo com reciclados e também uma campanha sobre doenças sexualmente transmissíveis.
Diz o Coordenador Distrital do Ramo Pioneiro, Mestre André, que o Rally Pio Tur serviu para fortalecer os laços entre os Grupos Escoteiros do Distrito Litoral que possuem Pioneiros e também dos Grupos visitantes.
Clique aqui para acessar o álbum de fotos

PP5-UEB no 1º RALLY PIO TUR

O Radioescotismo Catarinense, através da PP5UEB esteve apoiando o RALLY-TUR PIONEIRO ocorrido em Balneário Camboriu/SC, nos dias 28 e 29 MAI 2011 (Sábado e Domingo)  envolvendo Jovens PIONEIROS de 18 a 21 anos, representantes de  7 (sete) Grupos Escoteiros: GE Contestado e GE Ilhas Guará (Florianópolis/SC); GE Costa Esmeralda (Itapema/SC); GE Brusque (Brusque/SC); GE Pe. Pedro Baron (Itajaí/SC); GE Timbó (Timbó/SC) e GE Leão do Mar (Bal. Camboriu/SC).
Como anfitrião o GE LEÃO DO MAR – 048/SC  em parceria com o Clã Pioneiro “BOBY MARLEY” organizaram as atividades escoteiras para 30 (trinta) Pioneiros com apoio de 4 (quatro) Mestres Pioneiros e 16 (dezesseis) Escotistas/Dirigentes. No sábado (28-05) as atividades ocorreram em 4 (quatro) Bases de Trabalho e no domingo (29-05) cumpriram seu Lema  de “SERVIR” realizando a manutenção em uma Escola Municipal na localidade.
Para apoio as atividades escoteiras do sábado (28-05), a Estação da PP5UEB foi instalada no GE LEÃO DO MAR -048/SC, de onde coordenou as comunicações das bases de trabalho através do uso do Rádio em VHF (Repetidora 146.790,0 Mhz) do CRAI – Clube de Radioamadores de Itajaí e promoveu a divulgação de todo do Movimento Escoteiro para mais de 80 (oitenta) estações radioamadoras sintonizadas nas várias freqüências de HF – 40 m.
 No sábado a noite após um maravilhoso rodízio de pizzas, jovens e adultos, realizaram uma Festa de Confraternização comemorando a integração, amizade e cumprimento de mais uma etapa escoteira, mas foram moderados, pois a missão principal ocorreria no domingo com trabalho junto a escola municipal.
Coordenação Regional do R.E da UEB/SC  agradece a Direção do GE 048/SC, a Coordenação Distrital do Ramo Pioneiro, os colaboradores dos Grupos Escoteiros e o apoio dos radioamadores que enalteceram os contatos realizados, assim como a presença em freqüência de vários integrantes da Equipe da Organização Nacional do Radioescotismo da UEB.