2013 © Copyright Distrito Escoteiro Litoral - U.E.B./SC. Tecnologia do Blogger.

Histórico de Postagens

terça-feira, 20 de maio de 2014

Campo Escoteiro de SC completa 40 anos em 2014

Campo Escoteiro de SC completa 40 anos em 2014
Instalado em 17 de maio de 1974, com o nome de Campo Escoteiro Rio Vermelho - CERV, no Parque Florestal do Rio Vermelho, (atualmente Parque Estadual do Rio Vermelho), o ano de 2014 é de festa para os Escoteiros de Santa Catarina com os 40 anos de escotismo no mesmo local.
Funcionando numa área de 400 mil m2, a área foi inicialmente cedida pelo governo do Estado de SC através da Secretaria de Agricultura de Santa Catarina, com base no Decreto N/SAC - 19.08.74/n.994, Art. 2, parágrafo XII, ao Grupo Escoteiro do Ar Hercílio Luz - 22/SC. 
No ano de 2003, por solicitação do Grupo Escoteiro do Ar Hercílio Luz (22/SC), a Região Escoteira de Santa Catarina assumiu o CERV e desde então, mantém Contrato de Cessão de Uso com a Fatma (Fundação de Meio Ambiente de Santa Catarina), atual órgão governamental responsável pelo Parque Estadual do Rio Vermelho, onde se encontra o Campo Escoteiro. 
Seis anos depois, em 2009, a Diretoria da Região Escoteira de Santa Catarina decidiu homenagear o Chefe Paulo dos Reis emprestando o seu nome ao Campo Escoteiro. Assim aquele espaço passou a ser denominado de Campo Escoteiro Paulo dos Reis.
Falar de Campo Escoteiro é sinônimo de nostalgia, amizades, encontros, aventuras, pequenos e grandes acampamentos realizados por famílias e especialmente por escoteiros do Brasil e do Mundo reunidos em patrulhas, alcateias, tropas e clãs, grupos, distritos, pela Região Escoteira e pela União dos Escoteiros do Brasil.
O Campo Escoteiro também é palco há muitos anos dos mais variados cursos. São incontáveis os adultos voluntários que por lá passaram dias dedicados a sua formação de dirigente ou de escotista escoteiro participando de Cursos Técnicos e de Formação. Já é tradicional e marca registrada a foto dos Cursos Avançados realizados naquele espaço de aprendizagem e de fraternidade. 
Neste momento que comemoramos os 40 anos da presença do escotismo no Campo Escoteiro, os Escoteiros de Santa Catarina registram efusivamente os agradecimentos a todos que de maneira política, profissional ou voluntária, de forma direta ou indireta e em todos os tempos, contribuíram para a existência desse espaço que nos enche sempre de muito orgulho. Desejamos a todos, felicidades e o reconhecimento divino pelo legado que deixaram.
E para coroar esses 40 anos de presença do Movimento Escoteiro no Campo Escoteiro, a Diretoria Regional aprovou o Distintivo que aparece nesta página para ser utilizado durante este ano nas correspondências oficiais da União dos Escoteiros do Brasil – Região de Santa Catarina.

0 comentários:

Postar um comentário

DEIXE AQUI A SUA OPINIÃO